Sobre Nós

 

       A Associação Cultural Companhia do Sonho - Cia do Sonho, é uma sociedade civil de direito privado, de caráter artístico e sócio cultural, sem fins lucrativos. 

      Instituída legalmente no ano de 2006, mas criada desde o ano de 1999, conforme os dados encontrados em nosso histórico ao lado.

      Em 2007 realiza o Projeto "Folianus Catopê" aprovado pelo BNB de Cultura em nome de sua diretora Solange Sarmento.

      O espetáculo "Folianus Catopê" de autoria de Paulo Henrique Dias Costa, através do BNB de Cultura foi levado aos municípios de: Bocaíuva, sede e distrito de Alto Belo, de Janaúba e de Brasilia de MInas.

     Em 2008 "Folianus Catopê" foi contempado pela Lei Estadual de Incetivo à Cultura-MG e levado aos municípios de: Porteirinha, Brasilia de MInas ( pela segunda vez), e Taiobeiras.

     Em janeiro de 2008 a Cia do Sonho aluga um galpão e faz dele sua sede, local de ensaios e de desenvolvimento de projetos culturais.

     Neste referido ano a Cia do Sonho em parceria com a Secretaria de Políticas Socias do Municípios oferece as meninas do Projero "Sentinela" oficina de dança.

     Ainda neste ano a Cia do Sonho em parceria com o SESC-MG de Montes Claros apresenta o espetáculo " Vila Vai Quem Quer" de autoria do Solange Sarmento, dentro do Projeto do SESC intitulado Estação Saúde, que neste procurava educar crianças e jovens a respeito do problema da dengue.

     Também em parceria com o SESC-MG de Montes Claros a Cia do Sonho oferece oficina de teatro para a terceira idade esta que culminou com o espetáculo " O Dia em Que o Menino Nasceu", resultado de pesquisa realizada com os participantes sobre suas memórias natalianas e de infância.

     Em 2009 a Cia do Sonho foi contempada com o Prêmio Cena Minas e através deste ofereceu oficinas diversas à comunidade.

     Em 2009 também a Cia do Sonho foi contemplada com o BNB de Cultura com o projeto do espetáculo "Andarilho do São Francisco" de Amelina Chaves. Este espetáculo estreiou em Montes Claros em novembro deste ano citado. Agora em 2011 ele será levado para outros 04 municípios do norte de Minas.

     Ainda neste ano a Cia foi contemplada com o Fundo Estadual de Cultura, co o projeto "Celebrar Cultura", projeto este que estava previsto para ser realizado no ano de 2010, mas que teve que ser adiado para 2011, por motivos alheios a nossa vontade.

     Em 2009/2010 - participa da criação e da instituição da Rede Coletivo Gerais, um projeto promovido pelo SEBRAE e que contempla as areas de música e artes cênicas em nosso município.

     Em 2010 a coordenadora musical da Cia do Sonho, Elisângela Costa, é contemplada no BNB/BNDS de Cultura com o projeto do "CD de Folianus Catopê". Este CD será lançado ainda neste primneiro semestre de 2011.

     

     

  

História da Cia 

 

 Em agosto de 1999 sete pessoas se reuniram (Wiili Carvalho, Ricardo Ribeiro, Solange Sarmento, Ana Abreu, Giovani Gregório, Leonardo Alves e Mirian Terra) , com intuito de realizarem a montagem do espetáculo teatral “A caravana da ilusão” de Alcione Araújo. Nesse mesmo ano estas pessoas criaram a Cia do Sonho, ainda que de maneira informal.

Após sete meses de ensaio a Cia do Sonho estréia, em março de 2000, “A Caravana da Ilusão’  sob a direção  de Solange Sarmento. Ainda em maio de 2000 a Cia do Sonho promove o evento intitulado “Encontro das Artes” reunindo o Teatro, as Artes Visuais, a Literatura e a Música. Como representantes das áreas artísticas citadas o evento contou com: no teatro, a montagem “A Caravana da Ilusão” da Cia do Sonho, nas artes visuais a primeira exposição temática do Núcleo de Artes Montes Claros, intitulada Máscaras, na música a apresentação do Grupo Instrumental Trem Brasil (  e a ilustre participação do violonista José Soares) e na literatura a presença do autor Alcione Araújo.

A Cia do Sonho, em 2000, estabelece parceria com a Associação dos Moradores do Bairro e com o SESC - MG de Montes Claros e oferece a um grupo de crianças e adolescentes do referido bairro oficinas de artes que aconteceram nas dependências da Associação do bairro e depois do SESC de Montes Claros durante um ano e meio.

No ano de 2000 e 2001 a Cia do sonho e o SESC - MG  levam às escolas públicas de Montes Claros o projeto “Conte Outra Vez” com intuito de incentivar a leitura.